Receita de paçoca de carne

Home / Receitas de Carnes e Aves / Receita de paçoca de carne


Voltando a comida de fazenda, quero começar a semana com mais uma das receitas da minha Tia Mariza – a paçoca de carne. Eu tenho grandes lembranças desse prato, quando minha Avó Maria fazia, aqui na cidade mesmo. Ela tinha um pilão, daqueles grandes e colocava a gente (os netos) em fila para socar a carne no pilão. Era diversão pura e a disputa para ver quem socava mais rápido e com mais força. Bons tempos aqueles.
A paçoca de carne era um prato muito comum nas grandes fazendas, pois os vaqueiros usavam para consumo nos longos descolamentos de gado. Meu pai mesmo tem uma história de paçoca de quando ele serviu o exército. Minha avó fazia paçoca pra ele, quando ele ia para o mato.
Há quem faça a paçoca no processador, mas como disse minha tia, não é a mesma coisa. Quem tem parentes que já moraram na fazenda ou moram, com certeza tem um pilão velho e encostado no quartinho de despejo. Pergunte para os seus avôs e depois me conte. As receitas mais comuns são de carne seca, mas minha tia gosta de fazer com o lagarto.

Ingredientes para paçoca de carne

  • 1 1/2 de lagarto
  • 400 gramas de farinha de milho com biju
  • sal
  • alho
  • 1 cebola
  • óleo
  • 1 laranja
  • 1 limão

Preparo

Corte a carne em tiras e tempere com alho amassado, cebola picadinha, sal a gosto e o caldo da laranja e do limão. Leve esta carne temperada na panela de pressão quente e deixe selar. Coloque um pouco de óleo e deixe fritar, coloque água, mas deixar cobrir a carne, tampe e deixe levantar pressão. Vá observando depois de uns 20 minutos, para ver se a carne já está cozida e bem macia. Se não estiver, volte para pressão até ficar. Depois de cozida, retire, coloque no pilão e comece a socar, colocando farinha aos poucos até a carne desmanchar e ficar toda desfiada. Coloque numa vasilha tampada e bem vedada e vá consumindo aos poucos. Você também pode fazer com carne de sol, se preferir.

Acompanhe o Cozinha Travessa no Facebook e no twitter.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.