Receita de molho de tomate tradicional

Home / Receitas de Massas / Receita de molho de tomate tradicional


Oi Pessoal! Boa Noite pra vocês!
Ontem, fiz um molho de tomate e resolvi mostrar pra vocês como faço.
Essa receita, eu aprendi a fazer com o meu amigo e chef de cozinha Fábio Tomiama.
Essa foto aí de cima é do buquê garni, um ramo aromático de ervas.
Vejam como é simples preparar o seu molho de tomate.
Ingredientes
– 1kg de tomate maduro
– 10 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de alho picado
– 4 colheres de sopa de cebola picada
– 2 cenouras médias cortadas grosseiramente em roladas (para reduzir a acidez)
– 1 buquê garni

Preparo
Buquê Garni
Ramo aromático de ervas composto de folhas de louro, alecrim, tomilho e salsa, amarrados por barbante, envoltos por uma folha de alho poró. Eu não tinha cordão, então consegui amarrar com uma folhinha de alho todo ano ou cebolinha. Tá pronto o seu buquê.
Molho de Tomate
Lave bem os tomates. Numa panela grande, ferva uns 2 litros de água. Retire o carço do tomate (aquela parte de baixo) e faça um X na outra extremidade do tomate. Faça o escalfe em água fervente, por 2 minutos, colocando os tomates na água que você ferveu. Retire os tomates da água quente transfira para numa tigela com água gelada e vá retirando a pele e as sementes. Reverve as peles e sementes. Em outra panela grande, coloque o azeite, o alho e a cebola. Deixe dourar e acrescente os tomates sem pele e sem sementes. Acrescente as cenouras e o buquê garni. As cenouras retiram a acidez do tomate durante a fervura. Mantenha o fogo alto até ferver. Bata a pele e as sementes no liquidificador. coe o líquido e acrescente na panela. Deixe ferver novamente. Não tampe a panela senão o molho ficará sem gosto definido. Em seguinda, depois da fervura, abaixe o fogo e mantenha mais 45 minutos, conforme o ponto do molho que você gostar. Depois que desligar o fogo, retire as cenouras e o buquê e descarte. Seu molho de tomate estará pronto e você poderá colocar em recipientes e congelar por até 3 meses. Na geladeira, pode ser consumido em até 5 dias.
Dica do Fábio: Se não quiser tirar a pele e a semente dos tomates, porque dá muito trabalho, você pode bater tudo no liquidificador.Um talharim à bolonhesa, acompanhou muito bem o meu molho de tomate italiano!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.