Receita de molho de tomate tradicional

Publicado por Dani OliveiraSunday, 18 April 2010


Oi Pessoal! Boa Noite pra vocês!
Ontem, fiz um molho de tomate e resolvi mostrar pra vocês como faço.
Essa receita, eu aprendi a fazer com o meu amigo e chef de cozinha Fábio Tomiama.
Essa foto aí de cima é do buquê garni, um ramo aromático de ervas.
Vejam como é simples preparar o seu molho de tomate.

Ingredientes
- 1kg de tomate maduro
- 10 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de alho picado
- 4 colheres de sopa de cebola picada
- 2 cenouras médias cortadas grosseiramente em roladas (para reduzir a acidez)
- 1 buquê garni

Preparo

Buquê Garni
Ramo aromático de ervas composto de folhas de louro, alecrim, tomilho e salsa, amarrados por barbante, envoltos por uma folha de alho poró. Eu não tinha cordão, então consegui amarrar com uma folhinha de alho todo ano ou cebolinha. Tá pronto o seu buquê.

Molho de Tomate
Lave bem os tomates. Numa panela grande, ferva uns 2 litros de água. Retire o carço do tomate (aquela parte de baixo) e faça um X na outra extremidade do tomate. Faça o escalfe em água fervente, por 2 minutos, colocando os tomates na água que você ferveu. Retire os tomates da água quente transfira para numa tigela com água gelada e vá retirando a pele e as sementes. Reverve as peles e sementes. Em outra panela grande, coloque o azeite, o alho e a cebola. Deixe dourar e acrescente os tomates sem pele e sem sementes. Acrescente as cenouras e o buquê garni. As cenouras retiram a acidez do tomate durante a fervura. Mantenha o fogo alto até ferver. Bata a pele e as sementes no liquidificador. coe o líquido e acrescente na panela. Deixe ferver novamente. Não tampe a panela senão o molho ficará sem gosto definido. Em seguinda, depois da fervura, abaixe o fogo e mantenha mais 45 minutos, conforme o ponto do molho que você gostar. Depois que desligar o fogo, retire as cenouras e o buquê e descarte. Seu molho de tomate estará pronto e você poderá colocar em recipientes e congelar por até 3 meses. Na geladeira, pode ser consumido em até 5 dias.

Dica do Fábio: Se não quiser tirar a pele e a semente dos tomates, porque dá muito trabalho, você pode bater tudo no liquidificador.Um talharim à bolonhesa, acompanhou muito bem o meu molho de tomate italiano!

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

4 pessoas comentaram

  1. Camila Navarro Monday 19 April 2010 às 06:12

    Dabi, eu adoro fazer molho de tomate natural, com certeza vou experimentar essa receita! Essa da cenoura eu não sabia!

    Beijos!

  2. Camila Navarro #1° Monday 19 April 2010 às 06:12

    Dani, eu adoro fazer molho de tomate natural, com certeza vou experimentar essa receita! Essa da cenoura eu não sabia!

    Beijos!

  3. Dani Oliveira #2° Monday 19 April 2010 às 11:25

    Camila, é tudo de bom fazer o molho em casa, além de mais saudável ele fica mais especial. A cenoura é pra tirar a acidez.

  4. Dani #3° Wednesday 07 July 2010 às 13:17

    Dani, em casa adoramos este molho. Sua receita já esta anotada aqui, deve ser maravilhosa. Agora estou sem tempo, mas quero passear mais pelo seu blog, adorei tudo por aqui!

    Bjo gde, Dani :)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>