Receita de lagarto no molho de cerveja preta e farofa com bacon

Publicado por Dani Oliveiraquinta-feira, 07 dezembro 2017

Lagarto no molho de cerveja preta com farofa de bacon

Essa carne eu aprendi a fazer com a minha mãe, aliás muito do que sei, aprendi em casa mesmo, com minha mãe e minha avó materna. Minha avó paterna também era cozinheira de mão cheia, mas a lida na cozinha, eu vivenciei mais com as duas. Engraçado né, mas muito de nossa essência, herdamos dos nossos antepassados, por isso bom honrar o nosso passado, seja o qualquer que tenha sido. Eu tenho boas heranças, graças à Deus e cozinhar, é uma delas. Mas voltando a nossa receita de hoje, além de prática, apesar de usar panela de pressão, ela é aquele tipo de receita que arrasa, sem dúvidas. Quando pensei em gravar essa carne para o programa, não poderia deixá-la sem acompanhamento, então fiz a minha famosa farofa de bacon, que eu conto o segredinho dela no vídeo aí embaixo. Ah, e pra quem quer dar aquela renovada na cozinha e tá precisando trocar a panela de pressão, o eFácil tá com uma lista especial, para os gostos e bolsos, olha aqui.

Rendimento

para 6 pessoas

Ingredientes para receita de lagarto no molho de cerveja preta e farofa com bacon

  • 1 kg de lagarto limpo
  • 1 cebola grande picadinha
  • alho picadinho
  • azeite
  • 1 lata de tomate pelado ou 1 polpa de tomate
  • 1 lata ou long neck de cerveja preta noramal
  • água filtrada para completar
  • sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes para receita de farofa com bacon

  • 250 gramas de farinha de mandioca com biju
  • 100 gramas de manteiga sem sal
  • 1 cebola média
  • bacon a gosto
  • sal a gosto

Preparo farofa

Pique o bacon em fatias pequenas, frite sem nada, coloque num papel toalha para tirar o excesso de gordura e reserve. Escorra a maior parte da gordura da frigideira e acrescente a manteiga com a cebola picadinha. Deixe dourar e acrescente a farinha. Misture bem até a farinha se incorporar com a manteiga. Vá mexendo para a farinha não queimar, apenas para a farinha dourar e ficar como a cor da foto, dourada. Agora junte o bacon e acerte o sal. a farofa dura muitos dias num pote bem fechado.

Preparo lagarto

Na panela de pressão, acrescente um fio de óleo o alho e a cebola. Deixe dourar e acrescente a carne. Deixe a carne soltar toda a água e começar a fritar. Deixe selar bem. Depois, acrescente a cerveja preta e os tomates pelados, desmando-os com a colher ou se preferir, use a polpa de tomate. Acrescente água até cobrir a carne, acerte o sal e feche. Quando começar a pressão, deixe uns 30-40 minutos e abra a panela com cuidado para checar a carne. O caldo deverá estar grosso e a carne macia e cozida. Se isso não acontecer e a água já estiver secado, acrescente mais água (mas não muita) e volte para pressão. Deixe a pressão subir novamente, aguarde mais alguns minutos. O ponto é a carne cozida e macia e o molho mais grosso. Para servir é só fatiar e se quiser dar um up a mais, fatie, volte para a panela com o molho e deixe mais uns 5 minutinhos no fogo, com a panela aberta.

Farofa com bacon

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Youtube

Receitas e artigos relacionados:

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>