Receita de homus

Publicado por Dani Oliveirasegunda-feira, 19 março 2018

Homus

O Homus nada mais é que uma pasta árabe de grão de bico. Saudável e saborosa ela pode ser usada de várias maneiras, com aves e peixes, com palitos de legumes, no pão sírio e até com berinjela e abobrinha assada. É uma ótima opção para consumir o grão de bico, porque a leguminosa é rica em ácido fólico e apresenta boas quantidades de outras vitaminas do complexo B. O grão de bico também possui as vitaminas K, E e C. Com relação aos minerais, em ordem decrescente de quantidade, ela é fonte de fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio.

Ingredientes para receita de homus

  • 300 gramas de grão-de-bico
  • caldo de 1 limão
  • 1 dente de alho descascado
  • 100 gramas de tahine (pasta de gergelim comprada pronta)
  • azeite a gosto
  • sal a gosto

Preparo

Coloque o grão-de-bico numa tigela e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo 4 horas, eu deixei de um dia para o outro. Escorra a água do molho e transfira os grãos para uma panela grande. Cubra os grãos com 1 litro de água e leve a panela ao fogo alto e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos ou até ficar macio, mas tome cuidado para não deixar desmanchar. Quando o grão-de-bico estiver cozido, retire do fogo. Escorra a água, mas não toda. Uma parte dela será usada para bater os grãos. Retire as cascas dos grãos com as mãos e despreze-as. No processador de alimentos, bata o grão-de-bico descascado, o alho, o suco de limão e o tahine. Tempere com sal a gosto. Adicione a água do cozimento aos poucos e bata até obter uma pasta homogênea. O ponto deve ser o de um patê grosso. Retire o homus do processador, acrescente azeite sobre a pasta e sirva com pão sírio.

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Youtube

 

Receitas e artigos relacionados:

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>