Receita de carré de cordeiro com purê de mandioquinha

Publicado por Dani Oliveiraterça-feira, 10 agosto 2010

foto de um prato com purê de mandioquinha no centro, molho de vinho branco e shoyo em volta e carré de cordeiro com folhas de alecrim
Final de semana dos pais, ficamos mais sossegados em casa, aliás, sossêgo tem sido a palavra de ordem. O Papaizinho dessa casa, queria um prato especial e bem suculento, também né, tinhamos acabado de ver dois filmes, que ganhei numa promoção super bacana do Vamos Cozinhar. Olha lá embaixo as fotos dos presentes que ganhei. Então resolvemos fazer um carré de cordeiro, que o nossos amigos Lígia e Rodrigo haviam comprado. O tempero da carne foi por conta dos meninos e o purê, por conta das meninas. Eu não sou  muito fã de carne de carneiro, acho muito forte, mas essa aí Gente, tava desmanchando, só de olhar. E purê, vamos da liscença, sou alucinada.

Carré de Cordeiro

Ingredientes

  • carré de cordeiro
  • vinho branco
  • sal grosso
  • tomilho e alecrim frescos
  • pimenta malagueta fresca
  • pimenta cayene em pó
  • shoyo

Preparo

Num refratário ou assadeira disponha o carré e regue com vinho branco. Salpique sal e passe sobre e a carne. Acrescente as ervas delaceradas e as pimentas. Adicione um pouco de shoyo, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido. A nossa demorou umas 2h horas para ficar pronta, mas se você tiver um forno melhor, pode levar menos tempo.

Molho para o purê

Depois da carne pronta, pegue o caldo e transfira para uma frigideira. Dissolva 1 colher de sobremesa de maisena num tiquinho d’água e acrescente ao molho. Mexa até levantar fervura e começar a engrossar.

Ingredientes para o Purê de Mandioquinha (batata baroa ou bata salsa)

  • mandioquinha descascada
  • leite integral ou creme de leite fresco
  • 1/2 cebola picadinha
  • 2 colheres de manteiga de leite
  • sal

Preparo

Cozinhe a mandioquinha até ficar bem molinha. Transfira para uma travessa e amasse com o garfo. Finalize a amassada, com um pouquinho da água que cozinhou, para a massa fiar lisinha. Numa panela, ascrente 2 colheres de manteiga de leite bem cheias e a cebola picadinha. Deixe dourar levemente e acrescente a mandioquinha amassada. Misture com uma colher de pau e vá acrescentando leite. Mexa e observe a textura do purê. Dependendo do seu gosto, faça mais molinho, acrescentando mais leite, ou menos molinho, acrescentando menos leite. acerte o sal e pronto.

Montagem

Disponha um colherada de purê no centro de um prato fundo. Salpique queijo parmesão por cima e asse com a ajuda de um maçarico. Se não tiver o maçarico, pode pular essa parte. Acrescente o molho em volta do purê. em cima do purê, acomode duas peças de carré, conforme a foto e decore com um ramo de alecrim fresco. Pronto, agora corre lá pra mesa, que a essa altura, os convidados devem estar famintos… rsrsrsrs…

foto de livros e DVDs de culinária e gastronomia

Receitas e artigos relacionados:

10 pessoas comentaram

  1. Marta Riba terça-feira 10 agosto 2010 às 11:19

    Que prato lindo! deve ter ficado super gostoso!

    Adorei os presentes! Demais!

    O livro sobre chocolate é bom?

    Beijocas

  2. CARLOS HUGUENEY BISN #1° terça-feira 10 agosto 2010 às 11:24

    SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  3. Juliana Manente #2° terça-feira 10 agosto 2010 às 17:03

    Que delícia, nem vou mostrar para meu marido que amaaaa essa carne!!!

    Mas, ainda não me atrevo a fazer esse luxo…preciso de mais prática, bem, de qq forma, vou guardar a receita!!!

    bjsss

  4. Fabiana Pinfildi #3° quarta-feira 11 agosto 2010 às 07:42

    Nossa Dani, que espetáculo de lindo que ficou este prato! Digno de chef amiga! Eu também sou outra alucinada por purês, de tudo que tiver consistência para isso….hahaha

    E o baby, como vai?

    Beijinhos,

    Fabi

  5. Andréia L&eac #4° quarta-feira 11 agosto 2010 às 11:01

    Olá Dani, o seu prato está lindo lindo! E com uma carinha deliciosa!

    Ai, adoro o filme Estômago! E o Raimundo Nonato é um fofo, né?!

    Quer dizer, mais ou menos, hehe!

    Ah, recomendo também o filme "Big Night"..é uma delícia de assistir :)

    bjs,

  6. Sheila de Ânge #5° quarta-feira 11 agosto 2010 às 13:02

    Dani,

    Que delíciaaaaaaaa…

  7. Carol #6° sexta-feira 13 agosto 2010 às 08:08

    Dani, onde você está achando carré de cordeiro pra comprar aqui em Uberlandia? Eu simplesmente não acho mais e quando acho tá um absurdo o preço….

    Já até pedi pro meu pai verificar um fornecedor de carne de cordeiro na cidade dela (patrocinio).. Falei que se for o caso vou trazer pra revender aqui em uberlandia, porque o preço é otimo e algumas peças ja vem temperadas e o tempero deles é otimoooo… Vou aproveitar esse final de semana que vou pra lá e vou comprar um monte pra fazer estoque em casa hehee

    Beijos

  8. Lucas Spinelo #7° sexta-feira 20 agosto 2010 às 10:15

    Dani, super lindo esse prato, como te disse no twitter, copiei e ficou super gostoso, minha namorada gostou mto, tiramos varias fotos, vou colocar na internet, depois se quiser conferir dah uma olhadinhaaa, te mando o link..

    Bjo

  9. Silvia #8° sexta-feira 14 junho 2013 às 18:52

    Devemos temperar a carne um dia antes?

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>