Receita de camarão flambado no saquê

Home / Receitas de Aperitivos e Entradas / Receita de camarão flambado no saquê


É sempre bom ter um marido que também gosta de cozinhar, assim dá uma folga pra gente e ajuda aqui no blog, é claro. Hoje a receita é dele, mas as fotos continuam sendo minhas, aliás tem gente que ainda duvida que sou eu quem tira as fotos dos pratos, acreditam? Fazer o que né…
O Alceu adora um camarão e final de semana passado ele fez um prato delicioso, pelo menos aos meus olhos, porque eu (infelizmente) não posso comer camarão. Muita gente me pergunta como é a minha alergia, então contarei pra vocês.
Antigamente (há uns 10 anos atrás) eu comia camarão numa boa, mas nunca fui loucamente apaixonada (ainda bem né). Pois bem, um belo dia depois de comer, comecei a ter um desarranjo intestinal dos infernos e cada vez que consumia o danado, o episódio se repetia. Aqui em casa tudo bem, mas a coisa complicava sempre que viajávamos para praia. Já passei cada sufoco que vocês nem imaginam. Enfim, depois de ter várias comprovações (reais) de que o camarão me fazia mal, decide não comer mais. A minha alergia não é aquela respiratória louca (ainda bem), a única coisa que me dá é uma diarreia doida (vulgo piriri). Já que eu não tinha nada com o camarão e de repente resolvi a ter, para virar uma alergia mais grave não custaria nada, então resolvi rescindir o contrato com ele e assim sigo a minha vida sem camarão e em paz… kkkkk… quanto aos outros frutos do mar, como sem problemas (graças à Deus).
Enfim, depois dessa triste história com os meus laços gastronômicos cortados com o camarão, vamos a receita top, saborosa e extremamente perfumada do maridão – camarão flambado no saquê.

Rendimento

Depende do tanto de camarão que você comprar, mas para esta quantidade, acredito que seja uma boa entrada para 2 pessoas.

Ingredientes para Receita de camarão flambado no saquê

  • 600 gramas de camarão médio limpo e com casca (se preferir pode ser sem a casca)
  • 2 a 3 limões taiti (se tiver o limão china tá valendo também)
  • 1 gole de shoyu
  • sal a gosto
  • mix de pimentas preta e rosa moída na hora
  • 1 colher de café de gengibre em pó
  • 1 taça de saquê para flambar
  • azeite de oliva
  • 3 dentes de alho bem picadinhos
  • cebolinha fresca picadinha

Preparo

Lave o camarão e escorra. Alguns gostam de escaldar, jogando água quente e escorrendo. Num bowl grande coloque o camarão escorrido e adicione o limão espremido (sem sementes), coloque uma pitada de sal, as pimentas moídas e um gole de shoyo, mas lembre-se que o molho de soja é salgado, então não exagere. Adicione o gengibre em pó e misture bem. Coloque agora a cebolinha picadinha e numa frigideira quente coloque um fio de azeite e o alho picadinho, escorra o camarão e adicione na frigideira, mexa bem e deixe cozinhar, quando estiver quase no ponto, coloque a taça de saquê e flambe. Se você não souber flambar, não se preocupe, deixe apenas o álcool evaporar. Sirva com mais cebolinha fresca picadinha e uma deliciosa doce de saquê bem geladinho.

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.