Receita de bolacha de nata

Home / Receitas de Doces e Sobremesas / Receita de bolacha de nata

foto de um prato com bolachas de nata e um copo de leite
Essas quitandas com gostinho de roça são mesmo uma delícia!
Aqui no escritório, na Virtual, temos um tesouro – a Cida. É a nosso serviços gerais e o melhor, ela adora fazer essas coisinhas para o nosso café da tarde. Minha mãe sempre inclui nas compras do mês (aqui do escritório) ovos, farinha, queijo ralado, fermento e a Cida inventa muita coisa. Ontem, ela fez a famosa bolacha de nata e eu fui lá pra copa acompanhar tudo de pertinho e pegar todas as dicas pra mostrar aqui pra vocês.

É muito fácil Gente e é uma quitanda boa pra se ter em casa pro final de semana. Mas essa bolacha, precisa de nata, claro, o próprio nome diz. A Cida trouxe a nata, que ela pega na fazenda, mas se você não tem fazenda… hehehe… você pode encontrá-la em algum mercado da sua cidade.

Ingredientes para a bolacha de nata

  • 4 ovos
  • 04 chavenas de açúcar cristal
  • 04 chavenas de nata*
  • 100 gramas de coco ralado (se quiser acrescentar mais, pode)
  • 2 colheres de sopa de pó royal
  • 1 colher de café de sal
  • +ou- 1 1/2 de farinha de trigo (até o ponto de enrolar)**

* A nata é feita do leite em natura, aquele que você pega direto da fazenda. Leve a geladeira e deixe talhar.
** Ponto de enrolar: é quando a massa da bolacha está homogênea, começando a desgrudar da bacia e das mãos.

Preparo

Numa bacia grande, misture todos os ingredientes com uma colher grande e deixe a farinha por último. Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Quando a massa estiver menos mole, finalize com as mãos. Unte uma forma com óleo e faça bolinhas de massa, do tamanho de um brigadeiro (não muito pequeno). Disponha as bolinhas na assadeira e com um garfo, faça um jogo da velha, achatando levemente a bolinha. Outro formato legal, é fazer uma minhoquinha e unir as pontas. Na foto aí de cima, tem as duas opções. Você pode inventar novos formatos também, use a imaginação. Depois, no forno pré-aquecido, leve a forma e deixe assar por uns 15 minutos, mas fique de olho, porque assa muito rápido e se você deixar passar, ela não ficará branquinha. Deixe esfriar e sirva com um café ou um chá bem quentinhos.
foto de bolachas de nata numa assadeira
Tente colocar as bolinhas na assadeira, com uma boa distância, para elas não grudarem como algumas aí da foto. Na hora de desenformar, ficará mais fácil.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.