Frango com passas e batatas ao molho de gergelim e casca de limão

Publicado por Dani Oliveirasegunda-feira, 14 julho 2008

Como só tenho tempo pra cozinhar nos finais de semanas, resolvi fazer um almoçinho bem gostoso neste sábado passado. A receita é da minha cabeça mesmo e ficou uma delícia. Matéria prima: coxinhas de frango que estavam dando bobeira no meu congelador.


O primeiro passo foi descongelá-las (claro), depois temperei com tandoori (um tempero indiano para carnes brancas, composto de alho, coentro, feno grego, mostarda, cominho, canela, gengibre, pimenta calabresa, urucum, erva doce, páprica doce e casca de laranja. Comprei no mercado municipal de São Paulo). Tudo bem, a foto ficou nojenta, mas eu só queria mostrar a cor do tempero. Bom… vamos adiante. Descasquei as batatas e as cebolas roxas. Estas cebolas são ótimas, pois elas não tem a mesma acidez da cebola branca e são muito saborosas. Foi nessa hora que saquei meu porta condimentos e peguei o gergelim e a casca de limão. Depois foi só montar tudo num refratário e levar ao forno pré-aquecido. O prato já estava parecendo apetitoso. As passas foram um toque especial.



E pra acompanhar, não podia faltar um arroz, mas não foi um arroz comum, fiz um arroz indiano, que o aroma e o sabor são de matar. É meio esquisito quando a gente conta os ingredientes como: canela em pau… cravo… hummm esse negócio não vai prestar… cominho… aí aí… mas o resultado é uma explosão de sabores. Pra não ter erro, aí vai a receita de tudo.

Frango
Ingredientes
– 7 coxinhas ou sobrecoxas de frango
– tandoori
– 4 batatas e 2 cebolas roxas
– gergelim
– casca de limão desidratada
– azeite
– sal a gosto

Preparo
Tempero o frango com tandoori e sal. Reserve. Descasque as batatas e as cebolas e pique em 4 pedaços. Tempere com gergelim, casca de limão e azeite. Monte tudo num refratário, acomodando as batatas no meio do frango. Jogue um ponhado de passas e regue com um pouco de cerveja preta. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido. Tempo estimado de 1h.

Arroz indiano
Ingredientes
– 3 cravos da índia
– cebola
– 1 canela em pau
– 1 colher bem cheia de manteiga
– 1 colher de café de cominho em pó
– 1 xícara de chá de arroz (medida que faço para 2 pessoas)

Preparo
Numa panela coloque a cebola (ralada ou picadinha) junto com a manteiga e deixe dourar (não muito). Depois coloque os cravos, a canela e o cominho e deixe afogar um pouco. Despeje o arroz lavado e escorrido… afogue mais… depois coloque água, acerte o sal e tampe. Daí é como o arroz normal mesmo, deixe a água secar e vai olhando se o grão já está cozido. Olha aí o resultado. Pergunta se não ficou bom?!

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

Apenas um comentário

  1. marina segunda-feira 20 abril 2009 às 12:47

    As receitinhas são de dar água na boca!

    Mas o meu post é pra informar que TANDOORI não é um tempero — talvez seja uma marca de curry ou masala vendida por aqui nos supermercados, mas tempero não é.

    TANDOOR ou TANDOORI é o nome de um forno de barro tradicional na Índia e designa tb alguns pratos feitos nesse forno.

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>