Focaccia… uma bela de uma massa.

Publicado por Dani Oliveiraterça-feira, 19 agosto 2008

Mas uma semana começando… cheguei em casa ontem e abri um dos meus livros de culinária, que foi presente dos meus amigos queridos Nádia e Dauro.


Fiz uma receita que nunca tinha feito antes: FOCACCIA. O negócio parece uma pizza, mas a massa… senhoritas e senhoritos… é bem diferente e pra falar a verdade é bem mais saborosa que a da pizza. Pois bem, comecei preparando o fermento conforme a receita dizia. Usei o fermento seco em pó (mais fácil de guardar e de conservar). Juntei os 3 primeiros ingredientes da receita: fermento, água morna e açúcar. Numa tigelinha misturei tudo e deixei descansar por 10 minutos. Olha aí a reação do fermento.


Depois fui para a massa de fato. Numa vasilha maior, coloquei a farinha e o sal, fiz um buraco no meio da farinha e despejei o fermento e o restante dos ingredientes: a água e o azeite. Mexi bem (o livro pedia uma colher de pau… como não tenho colher de pau… preciso comprar umas… mexi com uma espátula de silicone). Amassei, esmurrei, sovei e coloquei a massa para crescer. Depois de 1h30min o resultado. A massa deve dobrar de volume, para ver se está boa cutuque ligeiramente com o dedo, se a marca do dedo ficar na massa, ela estará pronta. Repare a marquinha dos meus dedinhos.


Bom, agora é abrir a danada, numa forma untada (pode ser com óleo mesmo). Usei a fôrma redonda (tipo a de pizza grande). Você abre com as mãos mesmo e vai afastando a massa para as bordas da fôrma. Ela não fica fininha não. É mais grossa mesmo. Não torçe o nariz, porque vai ficar uma delícia. Depois de aberta, precione a superfície com as pontas dos dedos (fazendo covinhas), regue com azeite e pouvilhe o sal grosso.
DICA: Dá próxima vez que eu fizer esta receita, não vou usar o sal grosso, pois achei que os cristais do sal, salgou um pouco depois de pronto. Meu marido me deu uma dica, salpicar orégano dependendo do recheio… vou aplicar na próxima vez!


Pra não ter erro, aí vai a receita completa. O recheio fica a seu critério e você pode variar bastante. Vou colocar aqui os ingredientes que usei para o meu recheio escolhido (ou para o que tinha na geladeira… hehe…)

Ingredientes (receita para 1 tabuleiro grande de pizza)
Receita básica de focaccia
- 15gr de fermento biológico fresco
ou 7,5gr de fermento biológico seco instantâneo
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo

- 1 colher de chá de açúcar
- 200ml de água morna
- 1 colher de chá de sal refinado
- 6 colheres de sopa de azeite extra-virgem
- 1 colher de chá de sal grosso (à gosto)

Preparo
Fermento: junte numa vasilha o fermento, 6 colheres de água morna e o açúcar. Mexa até dissolver o fermento. Deixe descansar por 10 minutos.
Massa: numa outra vasilha maior junte a farinha e o sal refinado. Faça uma cavidade no meio e derrame a mistura do fermento, o restante da água e o azeite. Com uma colher misture tudo. Numa superfície limpa, salpique um pouco de farinha, transfira a massa e comece a amassar, flexionando os pulsos e empurrando a massa, repetidas vezes, até a massa começar a desgrudar das mãos. Vá salpicando farinha se necessário (eu fiz isso). Coloque a massa numa vasilha grande e limpa e cubra com um pano também limpo. Deixe descansar por +ou- 1h30minutos. Quando a massa crescer (demonstração na foto acima) ligue o forno. Volte a massa para a superfície e sove por mais 1 minuto. Unte um tabuleiro com óleo, coloque a massa no meio e vá abrindo com as mãos. Faça covinhas com os dedos, regue com azeite e salpique o sal grosso (à gosto).

Recheio
- 1/2 calabresa fatiada bem fininha

- 1 tomate picado em rodelas bem fininho
- manjericão
- pimentão amarelo
- alho poró
- parmesão ralado na hora

Preparo
Disponha os ingredientes do recheio da forma que achar mais conveniente e leve ao forno. Vá observando até a borda da massa começar a dourar +ou- 30 minutos.


É isso! A massa realmente é muito saborosa. Eu, particularmente, achei mais saborosa do que a massa de pizza. O legal é que você tem uma infinidade de recheio. Do queijo, ao alecrim. Do doce, ao salgado. Do frango, ao atum. É só você usar o que mais combina com o seu paladar!

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

5 pessoas comentaram

  1. Maria Glória quarta-feira 31 agosto 2011 às 16:43

    Adorei a massa! O recheio eu fiz bem a moda italiana: tomates italianos pelados e picados, cebolas em tiras, alho bem picado, pimenta do reino, sal, lascas de parmesão e mangericão. Comemos de joelho!

  2. Maria CristinaMendes #1° domingo 19 fevereiro 2012 às 07:34

    Realmente, fica muito saborosa ainda coloquei tomates secos é uma delicia!!!

  3. antonio #2° sexta-feira 11 maio 2012 às 14:33

    Nada como una bella focaccia alla romana, depois que tiver pronta, abre ela no meio e coloca provolone,mortadella ou salame ou presunto e mangia.
    Mamma mia perche mi ai fatto cosi bello?

  4. Raíssa Hardt #3° domingo 20 maio 2012 às 11:07

    Olá, bom dia.

    Achei essa receita quarta-feira e pelas imagens fiquei tentada a fazê-la. Como sábado é dia de pizza em casa e eu estava louca para testar uma receita de focaccia, escolhi a sua e inovamos a monotonia da pizza redonda :D

    Ontem à noite estava muito frio aqui na minha cidade, então resolvi dobrar a quantidade de fermento para a massa crescer melhor, e o restante segui como o indicado.

    Fiz duas receitas e usei dois tabuleiros de +- 40×35.Os recheios de cada metade foram:

    – Brócolis, champignon, milho, ervilha, cebola, orégano, mussarela e catupiry
    - Mussarela, gorgonzola, estepe e parmesão
    - Mussarela, parmesão, tomate, cebola e orégano
    - Calabresa fatiada, mussarela e cebola

    A massa ficou super fofa e nós gostamos bastante do resultado. Só não polvilhamos todo o sal grosso, pois ficamos com medo de salgar demais – como você mesma disse.
    O pessoal aqui de casa gosta de massa hipergrossa, então a receita agradou. Algumas partes ficaram finas, mas isso porque a assadeira era muito grande.

    Bom, adorei a receita. Obrigada!
    Parabéns pelo trabalho.

    Até mais,
    Raíssa Hardt.

    • danitravessa #4° segunda-feira 21 maio 2012 às 10:50

      Olá Raíssa!
      Que bom ter o seu depoimento aqui no blog e saber que a receita fez sucesso.
      Hummmm… queria eu estar aí na sua casa sábado à noite… kkkkk…
      Beijos e obrigada pela visita Querida =)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>