Receita de Filé ao Molho Madeira

Home / Receitas de Carnes e Aves / Receita de Filé ao Molho Madeira


Engraçado como tem dias que a gente tá com boca pra comer alguma coisa específica. Outro dia destes o Alceu me pediu filet ao molho madeira. Então tá né… rsrsrsrs… O filet é uma carne que eu ando gostando de comer. É uma das poucas carnes vermelhas que sito vontade de comer de vez enquando. Não que eu seja vegetariana, não, mas de uns 8 anos pra cá, meu organismo vem rejeitando um pouco a carne vermelha. Mas vamos lá né, um bom filet, macio e suculento, não faz mal a ninguém. Quando eu compro a peça de filet mignon, eu peço pra cortar em postas, aí chego em casa, divido em saquinhos e congelo. Coloco uns 5 pedaços em cada saquinho e uma peça de filet dá pra fazer de 3 a 4 saquinhos, assim fico com um estoque garantido.
O preparo é muito simples, você tempera com sal ou com algum tempero pronto que você goste. Não precisa temperar com antecedência, tempera na hora que for faz mesmo. Esquente uma frigideira com um pouco de azeite de oliva e disponha os filets lado a lado. Não precisa tampar, ficar mexendo, nem virando, porque você vai virar uma única vez, senão o filet fica duro. É só deixar no ponto que você gosta e depois acrescentar o molho madeira. Eu não fiz o molho, usei um pronto e o último que usei foi o da Master&Food. Ele é uma delícia, não tem aquele gosto forte de vinagre. Aí é só despejar o molho na frigideira, acrescentar champignon, tampar e deixar refogar um pouco. Eu coloquei o champingon inteiro, pra ficar mais bonito. Lembre-se de não fique mexendo demais, pra não endurecer a carne. Eu acrescentei palmito também.
Depois de pronto é só servir com um arroz branquinho e batata palha. Precisa de mais alguma coisa?!
Aproveitando o post, quero mandar um super beijo pra todos que passam por aqui “quase todos os dias”, em especial para a minha amiga Nívea, que me disse no sábado passado, que a rotina dela quando liga o computador pela manhã é olhar os e-mails e depois passar no Cozinha Travessa pra dar uma espiada nas novidades… rsrsrsrs… valeu Nivinha =)
O COZINHA TRAVESSA é feito com muito carinho, pra vocês.
Ah, outra novidade, hoje começo um curso de culinária de 3 dias, com um chef brasileiro, mas italiano de coração – Júlio Cordeiro. Depois conto mais detalhes pra vocês.
Beijos e uma boa semana!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.