Filé ao perfume silvestre

Publicado por Dani Oliveiraquarta-feira, 24 setembro 2008

Filé é uma das carnes que a cada dia eu estou apreciando mais. Esta receita é do nosso amigo e vizinho Dr. Rodrigo e ele tirou da coleção A Grande Cozinha – Editora Abril. A princípio ela pode parecer difícil, mas é moleza de fazer e o resultado final é um espetáculo. Com certeza ela tem que estar no seu caderno de receitas, para ocasiões especiais.

Ingredientes
– 600gramas de filé mignon
– 50gramas de champignon
– 70gramas de manteiga com sal
– 1 maço pequeno de salsa
– ramos de alecrim fresco
– 1 dente de alho
– sal a gosto
– pimenta-do-reino preta à gosto


Preparo
Pique o champignon fininho. Lave e seque a salsa e pique-a bem miudinha. Descasque o alho e pique fininho. Numa vasilha, misture tudo acrescentando 50gramas de manteiga em temperatura ambiente e folhinhas de alecrim, até obter um composto homogêneo. Coloque esta mistura num pedaço de filme plástico, enrolando como um cilindro (como a foto a cima). Leve a geladeira por pelo menos 1 hora. Corte o filé com 2cm de espessura. Tempero com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Numa frigideira coloque o restante da manteiga e doure o filé dos dois lados. Não deixe muito tempo para a carne não perder a maciez. Retire a manteiga da geladeira e corte o cilindro em rodelas, de +ou- 1cm de espessura. Coloque uma rodela da manteiga aromatizada em cima de cada filé e sirva. Um bom acompanhamento seria um risoto de queijo ou se você preferir pode ser um arrozinho branco mesmo.

Nesta receita você encontra:

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

3 pessoas comentaram

  1. André Borges terça-feira 20 janeiro 2009 às 19:44

    Dani,

    100% de aprovação para o filé com risoto de queijo. Além de muito saborosa a receita é muito simples. Pra completar ficou por um preço camarada!!! Entrou para o menu do Branquinho.

  2. Dani Oliveira #1° quarta-feira 21 janeiro 2009 às 07:03

    Oi Branquinho,

    Que bom que deu certo. Essa receita é do meu amigo e vizinho Rodrigo.

    Ele criou um blog pra ele sobre os vinhos que ele toma, depois entra lá: http://junqueiracunha.blog.uol.com.br/
    Beijo grande da Dinda =)

  3. Mariana #2° quarta-feira 26 agosto 2009 às 09:40

    Oi, Dani! Olha, estou encantada pelo seu site!!! Um dos melhores que já visitei! E o melhor de tudo… estou viciada nas suas receitas! Depois que descobri essa semana, nas minhas olhadelas pela internet, todo dia venho dar uma checada… Amei! Parabéns pelo trabalho tão caprichado e apaixonado! As fotos são ótimas, seus comentários, a delicadeza e carinho com que explica as receitas… Nossa, um encanto mesmo! Eu sou apenas uma aprendiz na cozinha, mas gosto muito! Modéstia à parte (quem sou eu perto de você, né), vou separar uma receita legal das que eu conheço pra te mandar e ver se você gosta, tá? Você agora ganhou mais uma fã! Parabéns e tudo de bom!

    P.S.: Ah, quase esqueço… queria saber se você não colocou a receita desse risoto de queijo que aparece aí na receita do filé… =)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>