Figos frescos, recheados com ricota temperada

Home / Receitas / Figos frescos, recheados com ricota temperada
Uma gourmet que se prese, tem é que inventar e impresionar os convidados. Jantarzinho de sábado, na casa de uns amigos (aliás amissísimos: Branquinho e Isma) fui eu lavorar na cozinha, mas antes disto minha saga mensal ao supermercado me fez encontrar figos frescos, líndíssimos, enormes e suculentos… adicionei ao carrinho de compras é claro.

Fiz um macarrão nada convencional, que vou postar a receita ainda esta semana, mas aqui vai o espetáculo de sabor que ficaram as entradas da noite.
Entrada 1) Figo fresco, recheado de ricota temperada com tomilho, também fresco. 

 Ingredientes (receita p/ 6 pessoas)
– 3 figos frescos grandes
– 100gr de ricota fresca
– sal
– azeite
– tomilho fresco
– semente de papoula
Preparo
Lave bem os figos, mas com muito cuidado, pois eles são delicados. Retire bem o caule, pois ele solta um leite. Parta ao meio, esbulalhe ele um pouco para adicionarmos a ricota no meio. Numa outra vasinha desmanche a ricota (com as mãos mesmo), tempere com um pouco de azeite, sal e jogue as folhilhas de tominho. Misture bem e coloque uma colher em cima do figo. Jogue sementes de papoula para decorar. A minhoquinha eu fiz com mostarda escura.
Entrada 2) Canapés ao forno com molho de iogurte e casca de limão.
Ficaram com um sabor divino. Olha aí a receita: 
Ingredientes
– 2 pães bengala pequenos
– mussarela
– peito de peru
– maionese de iogurte
– casca de limão
– mostarda escura
– gergelim
– azeite
Preparo
Corte o pão em diagonal com uns 3cm de espessura. Regue-os com azeite e disponha numa fôrma. Coloque pedaçinhos de mussarela e peito de peru e prenda com um palito. Numa vasilha separada, misture a maionese de iogurte, a mostarda e a casca de limão (essa casca de limão comprei no Mercado Municipal de São Paulo, ela é desidratada). Misture e coloque um colherzinha em cima do pão. Espalhe sementes de gergelim por cima, regue com mais um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido, até o patezinho começar a ficar verde e o queijo derreter.
Eu servi as duas entradas no mesmo pratinho (pratinho de sobremesa), sendo meio figo e dois canapés para cada pessoa. Adivinha se o pessoal gostou?!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.