Receita de Farfalle com Atum e Tomate-Seco

Publicado por Dani Oliveiraquinta-feira, 16 julho 2009


Oh, eu gostei muito desse prato.
Primeiro, porque é fácil.
Segundo, porque fica bonito.
Esse aí eu fiz na casa de uns amigos muito especiais, a Michele e o Lincoln, que além de amigos antigos serão nossos novos vizinhos. Tem uma coisa engraçada. A Michele diz que o Lincoln aprendeu a comer tomate seco comigo. Há um tempo atrás cozinhei pra eles e usei tomate-seco. Ele não gostava, mas acabou experimentando e gostou. Depois ele até fez um curso de gastronomia lá no SENAC e foi tomando gosto pra coisa. A sugestão da massa foi dele e foi o próprio quem comprou o tomate-seco… rsrsrsrs… engraçado isso né… a gente tem medo de comer algumas coisas, mas depois que experimenta gosta. Então, aqui a receita especial para nossos amigos/vizinhos e que venham muitos jantares pela frente!

Ingredientes (serve 6 pessoas)
- 500gramas de farfalle* (como vocês sabem, uso quase que sempre a Barilla)
- 2 latas de atum em pedaços
- 100gramas de tomate-seco
- azeite de oliva extra-virgem
- sal marinho
- alho e cebola
- salsinha e cebolinha
- queijo parmesão ralado na hora ou queijo fresco
* Você pode muito bem usar outra massa. Usei o farfalle porque tinha e ele é muito bonitinho… rsrsrsrs…

Preparo
Numa panela grande ferva bastante água. Coloque um fio de óleo e cozinhe a massa. Numa outra panela, coloque bastante azeite de oliva, alho e cebola picadinhos e deixe fritar. Coloque o atum e o tomate-seco picadinho. Não gosto de colocar inteiro, gosto de picar (até porque eu mesma acho o tomate-seco muito forte). Mexa bem, escorra a massa e coloque. Misture bem para os ingredientes entranharem na massa. Adicione pitadas de sal e experimente. Por fim, desligue o fogo e acrescente salsinha e cebolinha picadas. Pronto, sirva e deixe o queijo à disposição, pra quem quiser colocar.

Nesta receita você encontra:

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

9 pessoas comentaram

  1. Vânia Costa quinta-feira 16 julho 2009 às 03:37

    A verdade é que temos medo de experimentar novos sabores, mas não devíamos, pois acabamos a descobrir sempre novas coisas de que gostamos! Esse farfalle ficou muito bom! Tem um aspecto divino!

    Beijo*

  2. Marcel #1° quinta-feira 16 julho 2009 às 06:02

    Parece muito bom em freguesa?! Mas me conta ai, 100g são quantos tomates secos? Quero fazer igualzinho! kkkk

    bjo

  3. Nadia #2° quinta-feira 16 julho 2009 às 19:40

    Oi Dani!!!

    EU QUERO!!! Promete pra mim que depois do churrasco do Dauro pra inauguraçao da "ducha", vc faz um jantar desse pra mim… fiquei com muita vontade e… uma pitadinha de ciumes!!! hehehe… Estou muito feliz por vcs!!!. beijos

  4. Ana Carolina #3° quinta-feira 16 julho 2009 às 20:22

    Dani, que bom que você gostou dos adesivos, são realmente lindíssimos!!!!! Farfelle é bom demais, seja qual for o molho. Adoro. Beijos

  5. Karina #4° sexta-feira 17 julho 2009 às 17:29

    Adorei a sua receita, rapidinha e parece ser uma delícia.

    Envio uma receitinha integral indicada pela minha nutricionista. Beijos

    Ingredientes

    1 colher (sopa) de azeite

    150 g de peito de frango em tiras

    1 xícara de espinafre (fiz com espinafre pq tenho na minha horta, mas dá para substituir por brócolis, acelga, etc)

    1/2 pimentão cortado em tiras

    1/2 cebola cortada em tiras

    1 cenoura cortada em tiras

    meia xícara (chá) de cogumelos picados

    meia xícara (chá) de milho e ervilha

    2 dentes de alho

    3 xícaras (chá) de macarrão integral cozido

    1 colher (sopa) de salsa picada e cebolinha verde

    1 colher de molho shoyo light

    Modo de preparo:

    Coloque o azeite em uma panela e grelhe o frango (temperado com alho e sal) até que fique dourado. Acrescente o pimentão, cebola, cenoura, cogumelos, milho, ervilha e o shoyo. Deixe cozinhar por 10 minutos.

    Veja se está bom de sal e misture o macarrão e mexa para que todos os ingredientes fiquem bem misturados. Salpique cebolinha e salsinha e pronto.

    Informações Nutricionais por porção

    Calorias: 292 calorias

    Proteínas: 27g

    Gorduras: 4g

    Carboidratos: 40g

  6. Susana B. #5° sábado 18 julho 2009 às 04:43

    Adoro massa com atum, mas esta deve ser especial devido ao toque do tomate seco. Um dia experimento.

    Beijinhos.

    Susana B.

  7. Pingback: Espirais com Atum e Tomate Seco « Menos Calorias, Mais Vida!
  8. Camila #6° quinta-feira 01 outubro 2009 às 07:27

    DELICIOSO!!! Fiz essa receita e mais que amei, alem de super facil de fazer fica simplesmente uma verdadeira delicia. Esse macarrao virou parte do meu menu.

  9. ALESSANDRA MELO #7° quinta-feira 30 dezembro 2010 às 07:30

    Bom dia! Gostaria de saber um bom acompanhamento para o risto de bacalhau, e se tem outrro arroz que pode ser usado

    pq não gosto do aspecto do árboreo! Obrigada e Feliz Ano Novo!!

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>