Fala Doutora: Mariana Jones – Dieta Detox

Home / Fala Doutora / Fala Doutora: Mariana Jones – Dieta Detox

imagem-blog-05
Hoje nós vamos falar de um tema bastante comentado na internet e redes sociais – dieta detox. Na maioria das vezes a indicação desse estimulo metabólico é feita por pessoas leigas ou blogueiros, de maneira inadequada e por isso virou modismo.

Mas vocês sabem o que é destoxificação?


O processo de destoxificação ocorre naturalmente no nosso organismo para que sejam eliminadas as toxinas. Ela ocorre  em todas as nossas células, mas principalmente no fígado e no intestino.
È importante lembrar que as toxinas são lipossolúveis (solúveis em gordura) e o processo de emagrecimento as  libera, aumentando a carga tôxica. Dessa forma o emagrecimento deve ser bem acompanhado, com nutrientes específicos, para que não estimule o desenvolvimento de outras patologias ou alterações no organismo. É preciso ter muito cuidado.
O processo de destoxificação, que ocorre no fígado é divido em 2 fases com o objetivo de transformar a toxina que é lipossolúvel, em uma substância hidrossolúvel, para ser eliminada. A 1ª fase envolve enzimas do complexo citocromo P450 e outras, para haver a biotransformação. Na 2ª fase ocorrem as rotas de conjugação e finalmente as toxinas são eliminadas pela urina e bile.
objetivo não é o emagrecimento, mas sim a nutrição celular de acordo com a individualidade bioquímica de cada paciente. Portanto, tenham cuidado quando forem seguir orientações gerais  de revistas ou da internet, pois as consequências podem ser sérias para a sua saúde.
Um  exemplo disso é que pessoas que estão fazendo tratamentos e utilizando medicações ou em quimioterapia para tratar câncer, não devem estimular a via de destoxificação nesse período. Isso se deve ao fato de que se formos estimular a eliminação de toxinas, estaremos também estimulando a eliminação do medicamento, atrapalhando assim, a efetividade do tratamento em questão e a evolução do quadro clinico do paciente.
Portanto, sempre procurem um profissional capacitado para desenvolver um tratamento de acordo com suas necessidades, combinado?!
Abraços,
Dra. Mariana Jones - Nutrição Funcional e Ortomolecular

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.