Fala Doutora: Mariana Jones – Dicas para a Páscoa

Publicado por Dani Oliveiraquinta-feira, 02 abril 2015

imagem-blog-07

A Páscoa chegou e com ela as tentações de comidas e chocolates.
Mas é sempre bom lembrar que o sentido da Páscoa vai muito além do que a simples troca de ovos de chocolate. Acredito ser importante aproveitarmos para refletir e fortalecer laços de amor e fé.

Mas para os chocólatras de plantão, que estão em tratamento nutricional e querem aproveitar essa época para comer um docinho sem culpa, minha dica é manter uma alimentação equilibrada e deixar o chocolate para sobremesa, escolhendo opções melhores.

Existem várias marcas de ovos de chocolates e em geral são todos ricos em açúcares e extremamente calóricos, então é fundamental ficar atento para não cair na armadilha e aumentar alguns quilinhos extras.

Ler os rótulos é o primeiro passo.  Os ovos de Páscoa feitos de chocolates amargos com 70% de cacau,  são a melhor opção, pois possuem maior concentração de massa de cacau, que contém mais substâncias antioxidantes, proporcionando benefícios ao organismo.

Outra dica é provar a Alfarroba que é uma vagem da árvore alfarrobeira e tem um sabor muito parecido com o cacau. É hipoalergênica, tem baixo teor de gordura e muitos nutrientes como vitaminas B1, B2, A.

Mas se você tiver um tempinho e quiser economizar, vale a pena  fazer seu próprio ovo de chocolate ou presentear os amigos com um ovo super personalizado, cheio de amor e nutrientes. É só derreter a barra de chocolate amargo 70% cacau, em banho-maria, colocar em uma forma de ovo de chocolate, adicionar castanhas moídas, semente de chia e gojiberry. Hummmm, fica uma delícia!

Outro tipo de alimento que representa a Páscoa é o peixe. Além de ter baixo teor de gordura, possui maior teor de polinsaturada, como o ômega 3, que esta presente principalmente, em peixes como sardinha, salmão, arenque e atum. Os estudos mostram que o ômega 3 é excelente para saúde celular e neurológica e tem ação anti-inflamatória.

Para aproveitar dos benefícios nutricionais do peixe, vale a pena seguir algumas dicas:

  • É importante saber a origem e conservação do peixe, observe os olhos que devem estar brilhantes, as escamas presas ao corpo e as guelras rosadas;
  • As melhores formas de preparo são grelhado ou cozido, evite os molhos ricos em gordura, como os molhos de queijo;
  • Fique de olho nos acompanhamentos do peixe, no almoço em família. Troque o arroz branco pelo arroz integral;
  • Prefira  legumes cozidos no vapor;
  • Troque o purê de batata inglesa pelo purê de batata baroa;
  • Evite o consumo de massas.

Se mesmo seguindo essas dicas, você estiver sentindo que vai mesmo enfiar o pé na jaca, vou contar um truque: 30 minutos antes de comer o chocolate ou de ir para o almoço de Páscoa em família, tome 1 copo de água com 1 colher de sopa de aveia. Já havia dado essa dica aqui, lembram? A aveia é rica em fibra solúvel, ajudará a  absorver menos carboidratos e gorduras da refeição. Lembre-se disto.

Espero que tenham gostado.

Abraços e Feliz Páscoa!

Dra. Mariana Jones - Nutrição Funcional e Ortomolecular

Receitas e artigos relacionados:

6 pessoas comentaram

  1. lenir domingo 12 abril 2015 às 10:57

    Bom dia, adorei o truque da aveia, mas tenho uma pergunta – se antes de comer a com cheia d calorias e o chocolate, eu comer basgtante salada, as fibras tem o mesmo efeito, isto é, é necessário também tomar a aveia?
    bjos
    LENIR

    • danitravessa #1° quarta-feira 22 abril 2015 às 16:04

      Olá Lenie, olha aí a resposta da Dra. Mariana: o importante é ter um hábito alimentar equilibrado. O truque da aveia serve apenas para uma exceção quando em que alguma refeição comer algum alimento extra. A aveia é rica em fibra solúvel e tem a ação de reduzir o índice glicêmico da refeição e reduzir a absorção de açúcar no sangue, então em resumo, ela reduz a formação de gordura.

  2. Lenir #2° quarta-feira 15 abril 2015 às 10:44

    Bom dia,
    Gostaria de saber se ao invés de tomar água com aveia, eu posso comer bastante salada antes de sentar a mesa para uma comilança ou comer bastante chocolate.
    agradeço se puder me responder
    Lenir

    • danitravessa #3° quarta-feira 15 abril 2015 às 11:36

      Oi Lenir, eui passei a sua pergunta para a Dra. Mariana, estou aguardando a resposta dela ainda. Não esqueci de você tá =)

  3. Lenir T. Varela #4° quinta-feira 23 abril 2015 às 11:17

    Obrigada Dani,
    Abraços.
    Lenir

  4. curtidas Instagram #5° sábado 03 outubro 2015 às 18:35

    Adorei a dica pena que descobri apenas agora rsrsrs..

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>