Fala Doutora: Mariana Jones – Dicas para a Páscoa

Home / Fala Doutora / Fala Doutora: Mariana Jones – Dicas para a Páscoa

imagem-blog-07

A Páscoa chegou e com ela as tentações de comidas e chocolates.
Mas é sempre bom lembrar que o sentido da Páscoa vai muito além do que a simples troca de ovos de chocolate. Acredito ser importante aproveitarmos para refletir e fortalecer laços de amor e fé.

Mas para os chocólatras de plantão, que estão em tratamento nutricional e querem aproveitar essa época para comer um docinho sem culpa, minha dica é manter uma alimentação equilibrada e deixar o chocolate para sobremesa, escolhendo opções melhores.
Existem várias marcas de ovos de chocolates e em geral são todos ricos em açúcares e extremamente calóricos, então é fundamental ficar atento para não cair na armadilha e aumentar alguns quilinhos extras.

Ler os rótulos é o primeiro passo.  Os ovos de Páscoa feitos de chocolates amargos com 70% de cacau,  são a melhor opção, pois possuem maior concentração de massa de cacau, que contém mais substâncias antioxidantes, proporcionando benefícios ao organismo.
Outra dica é provar a Alfarroba que é uma vagem da árvore alfarrobeira e tem um sabor muito parecido com o cacau. É hipoalergênica, tem baixo teor de gordura e muitos nutrientes como vitaminas B1, B2, A.
Mas se você tiver um tempinho e quiser economizar, vale a pena  fazer seu próprio ovo de chocolate ou presentear os amigos com um ovo super personalizado, cheio de amor e nutrientes. É só derreter a barra de chocolate amargo 70% cacau, em banho-maria, colocar em uma forma de ovo de chocolate, adicionar castanhas moídas, semente de chia e gojiberry. Hummmm, fica uma delícia!
Outro tipo de alimento que representa a Páscoa é o peixe. Além de ter baixo teor de gordura, possui maior teor de polinsaturada, como o ômega 3, que esta presente principalmente, em peixes como sardinha, salmão, arenque e atum. Os estudos mostram que o ômega 3 é excelente para saúde celular e neurológica e tem ação anti-inflamatória.
Para aproveitar dos benefícios nutricionais do peixe, vale a pena seguir algumas dicas:

  • É importante saber a origem e conservação do peixe, observe os olhos que devem estar brilhantes, as escamas presas ao corpo e as guelras rosadas;
  • As melhores formas de preparo são grelhado ou cozido, evite os molhos ricos em gordura, como os molhos de queijo;
  • Fique de olho nos acompanhamentos do peixe, no almoço em família. Troque o arroz branco pelo arroz integral;
  • Prefira  legumes cozidos no vapor;
  • Troque o purê de batata inglesa pelo purê de batata baroa;
  • Evite o consumo de massas.

Se mesmo seguindo essas dicas, você estiver sentindo que vai mesmo enfiar o pé na jaca, vou contar um truque: 30 minutos antes de comer o chocolate ou de ir para o almoço de Páscoa em família, tome 1 copo de água com 1 colher de sopa de aveia. Já havia dado essa dica aqui, lembram? A aveia é rica em fibra solúvel, ajudará a  absorver menos carboidratos e gorduras da refeição. Lembre-se disto.

Espero que tenham gostado.

Abraços e Feliz Páscoa!
Dra. Mariana Jones - Nutrição Funcional e Ortomolecular

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.