Fala Doutora: Mariana Jones – Biomassa de banana verde

Publicado por Dani Oliveirasexta-feira, 05 dezembro 2014

imagem-blog-03

Pra começarmos a falar de saúde é fundamental darmos uma atenção especial a saúde do intestino. Afinal é nele que os nutrientes são absorvidos e as substâncias ruins são “barradas”, ne?  

No intestino são encontrados vários microoganismos e o desequilíbrio das bactérias gram positivas (probióticos) e as bactérias gram negativas, chama-se Disbiose intestinal. As principais causas dessa alteração é a alimentação da sociedade moderna, que é rica em açucares, produtos industrializados, pobre em fibras, o que favorece a proliferação de bactérias patógenas no nosso trato gastrointestinal. Esse quadro clinico, se não tratado pode  favorecer a várias alterações inflamatórias e imunológicas no nosso organismo, provocando também sintomas como: constipação, gases,  diarreia, dor abdominal, infecções, doenças inflamatórias intestinais, e baixa imunidade.

Sendo assim essas bactérias benéficas exercem funções essenciais para nossa saúde como: proteção contra a proliferação de bactérias ruins, auxiliam na  imunomodulação, são fontes de vitaminas complexo B e vitamina K, e ainda, formam os ácidos graxos de cadeia curta.

Mas então como ajudar nosso intestino a melhorar seu funcionamento?

Dando fibras.

Vocês conhecem a biomassa da banana verde?

A banana  verde  é rica em amido resistente, que age como fibra alimentar no organismo. Além de garantir a saúde do intestino a banana verde tem outras funções benéficas ao organismo, como: controle da fome, do colesterol e da glicemia. Então. que tal adicionar na sua alimentação?!

Receita de biomassa da banana verde

Lave as bananas verdes com casca e cozinhe em uma panela de pressão com casca, por cerca de 8 minutos após pegar a pressão. Desligue o fogo e espere a pressão sair. Ao término do cozimento, tire a casca e coloque a polpa no liquidificador. Processe até formar uma pasta. Essa pasta se chama BIOMASSA DA BANANA VERDE e pode ser guardada por 4 meses no freezer.  Na geladeira ela dura em torno de 1 semana.

Dica de como utiliza-la: Como a biomassa não tem sabor e a intenção é enriquecer as preparações com suas propriedades nutricionais, você pode utilizar no feijão, no purê, em patês, bolos, pães, sucos, frutas, entre outros. Fique a vontade e seja criativo.

Espero que tenham gostado da dica.

Abraços,

 

Dra. Mariana Jones - Nutrição Funcional e Ortomolecular

Receitas e artigos relacionados:

2 pessoas comentaram

  1. Valdeir Vieira sexta-feira 05 dezembro 2014 às 09:40

  2. Cezarina R Damasceno #1° sábado 06 dezembro 2014 às 16:12

    Parabéns pela ideia, achei magnífica

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>