Fala Doutora: Mariana Jones – alimentos, agrotóxicos e orgânicos

Publicado por Dani Oliveirasexta-feira, 13 março 2015

imagem-blog-06

Há anos atrás, com o desenvolvimento da área agrícola, houve a necessidade de aumentar a produção para que a demanda fosse atendida e assim os lucros fossem aumentados também. A partir daí a utilização dos agrotóxicos tornou-se prática comum. Esses são substâncias químicas cujo objetivo de uso é a obtenção de uma produção em larga escala na agricultura, porém tal prática contamina os alimentos e prejudica nossa saúde. Sabe-se hoje que, infelizmente, o Brasil  é considerado o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Os estudos científicos atuais mostram claramente que o consumo excessivo dos agrotóxicos estão associados a alterações no nosso organismo, como desenvolvimento de câncer, distúrbios cognitivos e doenças inflamatórias.

Mas o que podemos fazer?

Uma das opções é aumentar o consumo de alimentos orgânicos. Esses são mantidos respeitando a ordem natural da produção, sem o uso de pesticidas e agrotóxicos e assim os alimentos tem qualidade nutricional superior. Os orgânicos podem ser cultivados no seu quintal, em uma hortinha no seu apartamento, comprados em cooperativas ou no supermercado com o selo ORGÂNICOS BRASIL. 

Com a correria do dia a dia, a praticidade de comprar alimentos prontos no supermercado, essa ainda tem sido a escolha mais freqüente entre a maioria das pessoas. Assim, sem tempo para preparar suas próprias refeições, vivemos a era dos fast-foods e esses produtos orgânicos tornam-se uma alternativa muito distante ou até mesmo, muito cara para serem consumidos freqüentemente. O ideal seria voltar a se alimentar de forma mais natural, assim como nossas vovós, lembram? Sem consumo de alimentos industrializados em excesso, consumindo alimentos naturais e da horta.

Que tal começar a fazer melhores escolhas a partir de agora? Que tal priorizar sua saúde? 

Para quem ainda tem dificuldade para consumir alimentos orgânicos, vou dar uma super dica de como fazer uma higienização eficaz que retira grande parte desses contaminantes. Evitem usar água sanitária (hipoclorito), pois essa prática também contamina quimicamente os alimentos.

Higienização das frutas e hortaliças

Para minimizar os agrotóxicos de frutas e verduras, seguir passo a passo:
Primeiro lave as frutas ou verduras em água corrente durante 5 minutos, para tirar sujeira visível. Depois em uma bacia dilua 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e deixe de molho por 40 minutos (é a lavagem mais importante pois tira 90% dos agrotóxicos). Em seguida lave novamente por mais 5 minutos em água corrente para remover o bicarbonato e por último deixe de molho em outra bacia com diluição de 1 colher de vinagre em 1 litro de água por mais 40 minutos. Em seguida enxague. E esta pronto para guardar ou para consumir de imediato. Inicialmente pode dar um pouquinho de trabalho, mas esse processo é muito importante para reduzir a carga tóxica dos agrotóxicos. A dica é assim que fizer as compras, já guardar tudo higienizado.

Espero que tenham gostado das dicas.

Abraços,

Dra. Mariana Jones - Nutrição Funcional e Ortomolecular

Receitas e artigos relacionados:

4 pessoas comentaram

  1. luciane sexta-feira 13 março 2015 às 16:42

    Este bicarbonato é aquele que vende para por em bolos?

  2. Paula Borges #1° segunda-feira 16 março 2015 às 10:44

    Posso lavar as frutas com bucha e detergente ou isso tb contamina? Qualquer alimento pode ser lavado assim, tipo folhas, legumes frutas? Obrigada.

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>