Facas Burza – garantia eterna

Home / Reviews / Facas Burza – garantia eterna


Havia prometido pra vocês que iria mostrar as minhas facas que ganhei de presente da Burza, na minha viagem à Tiradentes|MG, então hoje vou contar um pouco sobre elas. A Burza desenvolveu um novo layout para suas facas, unindo arte e tecnologia, as peças finais são resultados da parceria entre duas empresas que juntas somam mais de 400 anos de experiência nas áreas de siderurgia e metalurgia.
As peças produzidas pela Burza são feitas com o aço N690, originário da Áustria e fabricado na siderúrgica Böhler. É um aço desenvolvido especificamente para cutelaria e feito sob encomenda para a Burza. As facas Burza envolvem o trabalho de centenas de técnicos, engenheiros e artesãos, desde o refino do minério, até a sua afiação final, que se empenham em oferecer um equipamento de altíssima qualidade e confiabilidade. O aço destas peças foi desenvolvido para corte e tem extrema resistência à fricção. Com dureza elevada, ele não suporta impactos ou torção, por isso que deve-se ter cuidado com as facas da Burza,  não podendo usá-las como alavancas e nem proporcionar batidas fortes, pois isto pode quebrar a lâmina.

O que precisamos saber sobre o aço N690

  • Isento de níquel – não causa alergias;
  • Resistente a fricção – pela adição de cobalto;
  • Carbono – Cromo – Vanádio – Cobalto – endurecem quando agregados e o cromo age como antioxidante;
  • Molibdênio – cria resiliência ao aço, o que impede a faca de quebrar em pequenas quedas;
  • Durabilidade de corte – a granulação extremamente fina permite fios mais polidos e duradouros;
  • Livre de contaminação por bactéria – A ausência de poros inibe totalmente a proliferação de bactérias.



As facas da Burza tem garantia eterna. Isso mesmo – eterna. Toda nova fiação ou correção do gume (fio), bem como pequenas restaurações são feitas pela própria Burza, na sua fábrica em Tiradentes|MG, sem custo algum. Os clientes pagam apenas despesas com transporte.  A madeira do punho, cortada há mais de 100 anos, tem origem de demolições de antigas construções e foi tratada de forma a manter sua resistência e beleza original, podendo sofrer, com o tempo, trincaduras que são naturais da madeira, mas a Burza garante a substituição sem qualquer ônus para o cliente.

Este conjunto que eu ganhei da Burza é o Conjunto para cozinha estilo japonês, não pelo fato de apenas servir para a culinária japonesa, mas o design das facas se ajustam bastante para o que tenho costume de cozinhar – receitas práticas e fáceis. O conjunto vem com 4 facas e queria destacar pra vocês 2 delas. Uma é esta faca em destaque acima, um pouco menor que a faca do chef e ajusta muito bem ao meu punho. Uma excelente faca para o meu dia a dia aqui no Cozinha Travessa. O peso da faca é excelente e o conforto do seu punho (cabo) é ergonomicamente perfeito. Se um dia vocês tiverem a oportunidade e o privilégio de terem uma Burza, vocês saberão exatamente do que eu estou falando. E uma boa faca na cozinha, vamos combinar né Gente, é essencial.

Outra faca que eu gostaria de destacar pra vocês é a menor faca do conjunto que eu ganhei, essa aí de cima que eu estou segurando. Inigualavelmente perfeita para pequenos cortes, tipo legumes e verduras. Sabe quando a gente apoia o ingrediente na mão para cortar ou descascar? É exatamente isto. A segurança e o conforto que essa faquinha aí proporciona, não tem preço. Confesso que no começo, desde a minha primeira Burza, eu tinha muito medo de usar as facas, porque são extremamente afiadas, mas quando você usa uma Burza pela primeira vez, você se apaixona. Você não precisa fazer força alguma, pois o corte, de tão perfeito que é, faz a faca deslizar sozinha. Eu achava que tinha facas legais e boas na minha cozinha, até conhecer o que uma Burza poderia fazer. O mais aconselhável é guardar as facas no próprio estojo, que são fabricados também pela própria Burza, assim as facas não correm o risco de danos e você terá um fio perfeito por muitos anos.

E não pensem que foi só eu quem ganhou presente da Burza, porque o marido Alceu (como diz a Dona Zhayra) também ganhou uma linda faca de uso pessoal. Ah, já estamos morrendo de saudades desse casal – Russo e Dona Zhayra. Esta faca do marido é uma faca para uso pessoal e ele pode usá-la num churrasco ou até mesmo a mesa para carnes. Lindona demais! Só ressaltando que o layout desta faca aí do Alceu é um modelo antigo, a Burza não fabrica mais este tipo de cabo e aço, os novos layouts são iguais ao conjunto de facas que mostrei acima.
Bom gente, é isso.
Minhas percepções sobre as facas são as melhores possíveis e este novo aço é muito confortável, deixando as facas mais leves e seguras. E se você gostou do que viu, ligue lá na Burza e converse com a Dona Zhayra, tenho certeza de que ela indicará para você a faca mais adequada para o seu dia a dia, seja para presentear alguém, seja para o seu próprio uso na cozinha. É um investimento pra toda vida e depois você vai me agradecer pela dica.

Loja online | Burza – Atelier de Artes de Ofícios

Entre na loja aqui ou ligue (32) 3355-1561 | (32) 3355-1760

Para visita na loja física, atendimento com hora marcada

segundas-feiras a sábados – das 10h até 19h
domingos – 10h até 14h
inclusive feriados
IMPORTANTE: Férias coletivas de 11 a 30 de setembro.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.