Começa hoje em Uberlândia o Comida di Buteco 2010

Home / Reviews / Começa hoje em Uberlândia o Comida di Buteco 2010


Bom Dia Pessoal!
Começa hoje, aqui em Uberlândia, MG, o COMIDA DI BUTECO 2010 e aqui no Cozinha Travessa, você não perde tempo e pode conferir o mapa dos Butecos participantes e também a descrição de todos os petiscos. Escolha o buteco do dia e vamos embora votar!!! Aparticipação do público é muito importante para que o evento se torne “realmente” parte do nosso calendário gastronômico.
Para confirmar o sucesso das edições anteriores (2006 e 2007), o festival gastronômico Comida Di Buteco volta em sua terceira edição para Uberlândia e fortalece o calendário de eventos da cidade. É um concurso gastronômico que acontece entre botecos, com o objetivo de escolher o melhor tira-gosto da cidade. “A missão do projeto é resgatar a culinária de raiz, presente nos pequenos estabelecimentos familiares da cidade”, explica Flávia Rocha, sócia da Free Produções, que detém a marca Comida di Buteco.
Em 2009, o evento completou 10 anos de sucesso absoluto e crescente em Belo Horizonte e, desde 2008 já está presente no Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador. Agora, em 2010, o Comida di Buteco acontece também no interior de Minas e São Paulo.
Em 2010
Além de ser realizado nas grandes capitais do País, neste ano, o Comida di Buteco acontece também no interior de MG (Uberlândia, Montes Claros, Ipatinga e Poços de Caldas) de 5 a 21 de Março, em 15 botecos em cada cidade, e pela primeira vez em cidades do interior de SP (Campinas, Ribeirão Preto e S. J. Rio Preto), sendo Campinas em março e Ribeirão Preto e São José do Rio Preto em Junho.
Outra importante contribuição do evento para as cidades onde acontece está relacionada ao fato da organização do Comida di Buteco oferecer a todos os bares participantes treinamentos gratuitos realizados por instituições capacitadas a fim de os preparem para o fluxo e exigência dos clientes ao longo do concurso. “E há ainda a relevância econômica do Festival, uma vez que gera mais faturamento para toda a cadeia de valor do setor”, completa Flávia Rocha. De acordo com a organização do evento, o público freqüentador do Comida di Buteco é descontraído e aprecia gastronomia, qualidade, conversa, conteúdo. “Isso é fruto da comunicação focada neste target e do circuito urbano em si, que congrega duas importantes manifestações de comportamento: boom da gastronomia e resgate das tradições”, finaliza a sócia da Free Produções.
Como funciona o Comida Di Buteco
A dinâmica do evento consiste em incentivar a visita do público aos botecos participantes do concurso. Os botecos são selecionados previamente por Eduardo Maya, gastrônomo e um dos criadores do evento. Cada boteco participa espontaneamente do concurso, escolhendo o tira-gosto com o qual concorrerá ao prêmio do melhor da cidade. Os tira-gostos concorrentes não podem se repetir, nem entre os botecos e nem em cada boteco ano a ano, nos 10 anos subseqüentes.
Então, durante 17 dias, o público e um júri especializado percorrerão os bares avaliando e votando, de zero a dez, o tira-gosto, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada.
Após o término do concurso, acontece a “Saideira”, festa de premiação para anunciar os vencedores. Nesta festa, que pode ocorrer com formato de ingressos vendidos ao público, é possível degustar os tira-gostos concorrentes e ouvir música de qualidade, além de conhecer os vencedores do Comida di Buteco, anunciados pela VOX POPULI.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.