Receita de Arroz Negro com Carré de Cordeiro

Home / Receitas de Acompanhamentos / Receita de Arroz Negro com Carré de Cordeiro


Olá Pessoal!
Outro dia, passeando pelo D’Ville do Karaíba (aliás, eu adoro passear pelos corredores do supermercado, pra ver coisas interessantes e me inspirar na cozinha, ainda mais o D’Ville que é recheado de novidades) comprei uma caixinha de arroz negro. Tinha um tempão que queria comprar, para experimentar, mas me faltava coragem, porque a bichinha é cara. Mas tudo bem, vida de gourmet é assim. Eu preciso inventar pratos diferentes pra mostrar pra vocês. Comprei o arroz e fiquei namorando ela na cozinha. Ontem, o Alceu se enpolgou e quis fazer o restante do carré de cordeiro, que estava congelado. Lembram que fiz outro dia, olha a receita aí. Pois bem, o Alceu tá virando especialista em temperar carne, foi ele então para a cozinha temperar a danada. Eu me esbanjei. Não era muito fã de carne de carneiro, até comer o carneirinho temperado pelo Alceu… rsrsrsrsrsrs… não posso ficar falando muito não, porque ele anda tão metido, vocês precisam ver. Ah, me perdoem, mas a foto não ficou tão boa, porque tinha esquecido a minha máquina no escritório, então tive que usar o celular.
ARROZ NEGRO
Ingredientes
– arroz negro (uma medida legal é usar 1 xícara de café para cada pessoa)
– cebola

– manteiga
– vinho branco
– caldo de carne

Preparo (lembrando que fiz apenas para 2 pessoas)
Ferva +ou- 1 litro de água e coloque 1 caldo de carne. Reserve. Numa panela, coloque uma colher bem cheia de manteiga e 1/2 cebola picadinha. Deixe corar um pouco e acrescente o arroz, sem lavar. Mexa bem por 1 minuto, regue com um pouco de vinho branco. Depois que o vinho evaporar, coloque umas 6 conchas de caldo de carne. Mexa bem e tampe. Deixe o arroz refogar por uns 30 minutos. Vá experimentando o grão e se precisar de mais caldo, coloque. Percebam que não coloquei sal, por causa do caldo de carne. Diferente do risoto, o arroz negro é um grão mais duro e não precisamos ficar mexendo como o risoto. Ele tem um cheio delicioso e sabor inconfundível, que lembra avelã ou amêndoas. É maravilhoso. Você pode fazer ele como risoto também, deixando mais molhadinho. Depois que a água secar e você perceber que o arroz está no ponto, desligue e sirva junto com a carne. Se você não gostar de carneiro, sirva com um filé ao molho de funghi, por exemplo. O arroz pede uma carne mais forte, por conta do seu sabor marcante.


CARRE DE CORDEIRO

Ingredientes
– carre de cordeiro
– sal grosso (usamos o Aji Sal)
– vinho branco
– pimenta em pó (pimenta em pó chamada Cayenne)
– azeite de oliva extra virgem
– alecrim fresco
– mel

Preparo
Use a quantidade de carne de acordo com o número de pessoas. Unte uma forma de alumínio e coloque as carres. Dessa vez o Alceu fez a mistura\ do tempero diferente. Regue a carne com vinho branco. Depois, numa cumbuquinha com socador, amasse as folhas de alecrim, um pouco de shoyo e o sal grosso. Jogue essa misturinha sobre as peças de carne. Salpique a pimenta e espalhe um pouco de mel. Cubra a forma com papel alumínio e no forno pré-aquecido leve por 40 minutos. Depois retire o papel alumínio, regue a carne com o caldo que soltar e volte para o forno por mais uns 15 minutos.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.