Receita de Alho e Óleo com Palmito de Pupunha

Home / Receitas de Massas / Receita de Alho e Óleo com Palmito de Pupunha


Eu nunca fui muito boa em alho e óleo, mas os constantes pedidos do meu marido, me fizeram correr atrás do prejuízo. Cada vez que faço eu tento me aperfeiçoar mais. Esta semana fiz um alho e óleo e resolvi incrementar com um palmito. Mas não era o palmito que normalmente estamos acostumados a comprar, o palmito de açaí, era um palmito de pupunha. Ele é um palmito não “tão” saboroso quanto o outro, mas ele é bem macio e suculento. Achei um vidro em promoção, dia destes e resolvi comprar para experimentar.
Ingredientes (para 4 pessoas)
– 1/4 de uma caixinha de rigatoni (costumo comprar muito a marca Barila)
– alho picadinho
– alho torrado (esse aí foi achado, comprei lá Itamambuca no reveilon)
– azeite
– sal
– queijo parmesão de boa qualidade ralado na hora
– folhas de manjericão fresco
– 1 vidro de palmito de pupunha
Essa história do alho torrado é interessante. Sempre que viajo e vou a um supermercado diferente, eu fico vasculhando as prateleiras, pra ver se acho alguma coisa legal, que normalmente não tem na minha cidade ou que nunca vi pra comprar. Esse dia, eu e o Alceu saimos pra ir no mercadinho lá em Itamambuca (Ubatuba), onde passamos o nosso reveilon e achamos esse alho torrado, que diferente do frito. O Alceu me incentivou a levar e não deu outra, deveria ter comprado uns 5 potinhos… rsrsrsrsr… então, aqui vai o meu recado, não percam a oportunidade de comprar um condimento, um azeite, uma colher diferentes, vale a pena!
Preparo
Esquente água em abundância e cozinhe a massa. Numa frigideira grande, coloque azeite e uma colher de sopa de alho picadinho. Deixe dourar um pouco. Escorra a massa e jogue na frigideira. Mexa delicadamente para o azeite e o alho incorporarem na massa. Acrescente mais azeite se achar necessário. Salpique um pouquinho de sal e um punhado do alho torrado (ou frito). Acrescente o palmito picadinho em roldelas, mexa mais um pouco e desligue o fogo. Misture as folhinhas de manjericão e sirva com parmesão ralado na hora. Um bom vinho tinto acompanha bem essa massinha.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.