A importância do café da manhã

Home / Receitas de Doces e Sobremesas / A importância do café da manhã

fotos de uma mesa posta com café-da-manhã. Pão de queijo, melancia, pão-de-forma integral, queijos, peito de peru, requeijão, nutella, sucos e iogurte
Eu juro, que se desse tempo, eu faria um café da manhã assim, todos os dias. Mas é difícil, a correria é grande e só dá tempo de organizar um café assim, no final de semana. Esse aí, foi o nosso café-da-manhã do último sábado, depois da corrida do Alceu, lá no condomínio. Eu adoro colocar a mesa bonita e pegar tudo que tem direito e que tem na geladeira.

O desjejum é a principal refeição do dia, depois de um longo período de repouso, o nosso corpo precisa repor as reservas de energia. Uma boa refeição matinal, nunca deve ser ignorada. Tem gente que detesta comer qualquer coisa pela manhã, mas isto é um erro dos mais graves. O mais indicado mesmo é que você faça no mínimo seis refeições diárias (café, lanche matinal, almoço, lanche vespertino, jantar e um lanchinho à noite).
Um bom cardápio de café da manhã deve conter proteínas, carboidratos, vitaminas e sais mineirais.
Escolha entre fontes de proteína animal: leite, queijos e iogurtes, carboidratos: pães, cereais, bolos, biscoitos, mel e fibras: frutas, sucos.
A ingestão de cálcio, contido em maior quantidade no leite e seus derivados é necessária para manter o crescimento dos ossos. Dos 9 anos de idade aos 18 anos, a ingestão diária recomendada pelo National Academy of Sciences é de 1.300 mg (o correspondente a 2 copos de leite, 1 pedaço de queijo e 1 iogurte ). Depois dos 19 anos, diminui um pouco, para 1.000 mg. Nesta época a pessoa tem sua principal fase de crescimento, principalmente ósseo. Outras fontes do mineral são os ovos e os vegetais verde-escuros.
Já os carboidratos são fontes importantes de energia , fundamentais para o organismo. Essa energia é necessária para a realização de todas as atividades do dia-a-dia.
As frutas são fontes de vitaminas. A recomendação do National Academy of Sciences é de 60 mg/dia, facilmente alcançada com a ingestão de uma laranja. A vitamina A, encontrada no mamão, possui ação antioxidante , combatendo os radicais livres e reforça o nosso sistema imunológico.
Fonte: Nestlé

Idéias para o café da manhã

foto de bolo de maça com granola, muffin de chocolate com nutella, bolo de laranja, bolo de limão siciliano, bolo de banana, panquecas recheadas com geléia e brownie de nozes

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.